Show simple item record

dc.contributor.authorCastillo Gómez, Antonio 
dc.date.accessioned2021-10-11T07:35:33Z
dc.date.available2021-10-11T07:35:33Z
dc.date.issued2021-09-27
dc.identifier.bibliographicCitationCadernos de História da Educação, 2021, v. 20, p. 1-23pt
dc.identifier.issn1982-7806
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10017/49627
dc.description.abstractEste artigo reflete sobre a capacidade de produzir testemunhos escritos pelas classes subalternas. A partir de uma aproximação diacrônica, indaga as particularidades de tal memória ao longo do tempo. Distingue entre a conservação indireta e fragmentária típica dos séculos anteriores ao XIX, geralmente depositada em vestígios isolados, e outra de um tipo mais denso e articulado desenvolvido na era contemporânea, especialmente no século XX. Nesse sentido, uma parte do artigo se ocupa das recentes iniciativas de salvaguarda da memória escrita das classes subalternas. Analisa os chamados “arquivos à margem” e, em particular, o que significam “arquivos da escrita popular” no campo dos arquivos pessoais. Por último, o próprio conceito de “arquivo” é problematizado.pt
dc.description.abstractThis article reflects on the capacity to produce testimonies written by the subaltern classes. From a diachronic approach, he investigates the particularities of such memory over time. It is distinguished between the indirect and fragmentary conservation typical of the pre-nineteenth centuries, usually deposited in isolated remains, and another of a denser and articulated type developed in the contemporary era, especially in the twentieth century. It analyzes so-called “marginal archives” and, in particular, what "popular writing archives" mean in the field of personal archives or auto-archives. Finally, the very concept of "archives" is problematized.en
dc.description.abstractEl presente artículo reflexiona sobre la capacidad de producir testimonio escrito por parte de las clases subalternas. Desde un acercamiento diacrónico indaga en las particularidades de dicha memoria a lo largo del tiempo. Se distingue entre la conservación indirecta y fragmentaria propia de los siglos anteriores al XIX, depositada por lo común en vestigios aislados, y otra de tipo más denso y articulado desarrollada en la época contemporánea, especialmente en el siglo XX. En relación con esto una parte del artículo se ocupa de las recientes iniciativas de salvaguarda de la memoria escrita de las clases subalternas. Analiza los denominados «archivos del margen» y, en particular, lo que suponen los «archivos de la escritura popular» en el campo de los archivos personales o del yo. Por último, se problematiza el concepto mismo de «archivo».es
dc.description.sponsorshipAgencia Estatal de Investigación (AEI)es
dc.format.mimetypeapplication/pdfen
dc.language.isoporen
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0)en
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/en
dc.subjectMemória escritapt
dc.subjectClasses subalternaspt
dc.subjectArquivos à margempt
dc.subjectArquivos pessoaispt
dc.subjectArquivos de escrita popularespt
dc.subjectWritten memoryen
dc.subjectSubaltern classesen
dc.subjectMarginal archivesen
dc.subjectPersonal archivesen
dc.subjectPopular writing archivesen
dc.subjectMemoria escritaes
dc.subjectClases subalternases
dc.subjectArchivos del margenes
dc.subjectArchivos personaleses
dc.subjectArchivos de la escritura populares
dc.titleOutras vozes, outros arquivos. A memória escrita das classes subalternaspt
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/articleen
dc.subject.ecienciaHistoriaes
dc.subject.ecienciaHistoryen
dc.contributor.affiliationUniversidad de Alcalá. Departamento de Historia y Filosofíaes
dc.date.updated2021-10-11T07:34:26Z
dc.type.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionen
dc.identifier.doi10.14393/che-v20-2021-43
dc.relation.projectIDinfo:eu-repo/grantAgreement/AEI/Plan Estatal de Investigación Científica y Técnica y de Innovación 2017-2020/PID2019-107881GB-I00/ES/VOX POPULI. ESPACIOS, PRACTICAS Y ESTRATEGIAS DE VISIBILIDAD DE LAS ESCRITURAS DEL MARGEN EN LAS EPOCAS MODERNA Y CONTEMPORANEA/es
dc.rights.accessRightsinfo:eu-repo/semantics/openAccessen
dc.identifier.uxxiAR/0000037780
dc.identifier.publicationtitleCadernos de História da Educaçãopt
dc.identifier.publicationvolume20
dc.identifier.publicationlastpage23
dc.identifier.publicationfirstpage1


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0)
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons.